Building Information Modeling (BIM)

Building Information Modeling (BIM) é processo que envolve a geração e gestão de documentos digitais relativamente a características físicas e funcionais de lugares, objetos, estruturas, materiais entre outros.
A tecnologia BIM baseia-se num modelo 3D em que congrega diversas especialidades e que faculta aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção ferramentas para serem mais eficientes na sua planificação, conceção de projeto, construção e gestão de edifícios/ infraestruturas.

Recorrendo a diversos softwares à nossa disposição, é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos tradicionalmente usados.

 

Produtos:

  • Plantas topográficas;
  • Plantas de pisos, coberturas, tetos;
  • Alçados, cortes, secções e perfis;
  • Modelo Digital do Terreno para cálculo de volumes
  • Plantas de pormenor
  • Modelos 3D arquitetónicos
  • Modelos 3D de estruturas
  • Modelos 3D de especialidades
  • Mapas de quantidades
  • Telas finais – SCAN to BIM

 

Os nossos projetos BIM cumprem os LoD (Level of Development/Detail) exigidos pelos nossos clientes e de acordo com os standards internacionais, tais como:
✓ BS1192
✓ PAS1192-2
✓ PAS1192-3
✓ BS1192-4
✓ PAS1192-5
✓ COBie-UK

 

Modelação 3D
A representação fidedigna de estruturas, edificações, terrenos, etc. através de um Modelo 3D virtual permite a otimização da gestão, planeamento e eficiência para apoiar decisões nas intervenções a adotar.
A integração de modelos 3D em projetos BIM, permite estruturar e organizar um grande conjunto de informação referente à edificação.

 

SCAN to BIM
Utilizando a tecnologia dos nossos equipamentos de Laser Scanning/Topografia e combinados com os softwares apropriados a cada projeto, temos a capacidade de criar Modelos 3D a partir de nuvens de pontos, podendo ser integrados em BIM.

 

Clash Detection
A ferramenta de “Clash Detection” permite a analise e comparação dos projetos com as diferentes fases de execução de uma obra, intervenção ou manutenção. Conseguimos automaticamente apurar se os elementos estruturais se situam na localização correta e com as dimensões projetadas, se não se estão a sobrepor erradamente a outros elementos do projeto. Conseguimos também detetar se as diversas especialidades (esgotos, aguas pluviais, abastecimento de agua, gás, eletricidade, telecomunicações, AVAC, etc.) de um determinado edifício não colidem ou se não estão a respeitar os constrangimentos definidos.
Para podermos efetuar esta análise de comparação de “projeto de execução vs obra” recorremos à comparação do projeto em BIM com o levantamento topográfico do executado com recurso a Laser Scanning 3D.

 

Colaboração Multidisciplinar e Consultoria
A coordenação e parametrização de metodologias com as diversas equipas das várias especialidades é fundamental para o sucesso nas fases de conceção, fiscalização e execução de um projeto.
Quer seja na integração com outras equipas externas, bem como desenvolvendo todas as especialidades internamente, recorremos a uma estrutura organizacional de dados e de tarefas, de modo a não provocar sobreposições, erros e atrasos.
O modelo de dados adotado em BIM, congrega coordena todas as especialidades segundo critérios e especificações pré-determinadas.
Com recurso ao Navisworks, é possível o desenvolvimento em simultâneo e em tempo real das várias especialidades sem que haja a criação de incompatibilidades entre serviços afetados, arquitetura e estruturas.
Através de um sistema de permissões hierarquizado, os técnicos de cada especialidade somente poderão desenvolver a sua parte do projeto sem afetar as outras especialidades.